A tradição do escritório vem desde abril de 1900, quando Manoel Pacheco Prates, teve a honra de integrar o seleto grupo dos primeiros catedráticos da Faculdade Livre de Direito de Porto Alegre. Manoel foi advogado, jurista e político. Natural de Santana do Livramento, nascido em 1856, atuou também como professor de Direito Romano.

Seu filho Luiz Pacheco Prates, nascido em 1885, em Quaraí, teve destacada atuação no Direito, sendo um dos principais advogados do Estado. Foi advogado, jurista, político e bacharelou-se na capital paulista em 1913.

Décadas depois Paulo Pacheco Prates, filho de Luiz, formou-se em Porto Alegre, em dezembro de 1939, sendo inscrito na OAB/RS sob o nº 830, em abril de 1940. Atuou na Diretoria Jurídica do Banco do Brasil, participando ativamente da história desta que foi e é uma das mais importantes instituições financeira do Brasil.

Seguindo a tradição, no inicio da década de 1980, ingressa no escritório Claudio Pacheco Prates Lamachia, neto de Paulo Pacheco Prates.

Na década de 90, no ano de 1994, o irmão de Claudio, Leonardo, entra para os quadros do escritório desenvolvendo as atividades ainda no endereço da Praça Dom Feliciano, em frente a Santa Casa de Porto Alegre.

Neste mesmo período ingressa no escritório Rodrigo Dorneles que é efetivado advogado e, mais tarde, se torna sócio, atuando ininterruptamente há mais de 20 anos com os membros da família.

Mais recentemente, no ano de 2016, a advogada Márcia Helena Somensi, que coordenava a área trabalhista passa a integrar o quadro de sócios do escritório, ampliando o quadro societário em vista do crescimento das atividades da sociedade.

A sólida atuação no Direito Empresarial marca a trajetória profissional do escritório até hoje, que tem foco nas atividades ligadas aos empresários e as empresas, além de atender nas áreas do Direito Administrativo, Imobiliário, Trabalhista, Tributário, Cível, Penal e Penal Econômico, Informática, Cooperativo, Terceiro Setor, Arbitragem, Societário e Mercado de Capitais.

Além da experiência decorrente da cátedra e da direção jurídica de uma das maiores empresas do país, fatos que marcam profundamente a cultura do escritório, os sócios que deram continuidade ao legado de excelência, destacam-se pela participação entre as lideranças da Ordem dos Advogados do Brasil.

Paulo Pacheco Prates foi Diretor Secretário da Ordem Gaúcha de 1979 a 1981, na gestão do Presidente Justino Vasconcellos.

Claudio Pacheco Prates Lamachia é o atual Presidente Nacional da OAB (gestão 2016/2018), tendo sido anteriormente Vice Presidente do Conselho Federal da Ordem (2013/2015) e Presidente da OAB/RS por duas gestões (2007/2009 e 2009/2012).

Os sócios Leonardo Lamachia, Rodrigo Dorneles e Márcia Somensi tem conceituada atuação no campo do Direito Empresarial, advogando para as principais entidades empresariais do Rio Grande do Sul, além de atenderem empresas de médio e grande porte e de participarem de entidades de classe empresariais e de advogadoscomo a OAB, o Instituto dos Advogados do RS, do qual Leonardo Lamachia é Vice Presidente, e da SATERGS, na qual Marcia Somensi é Diretora.

Essas características são os pilares da solidez da Lamachia Advogados Associados e resultam em uma notória expressão no cenário jurídico regional e nacional, cuja performance está a serviço de realizar o melhor trabalho para os seus clientes e perpetuar sua marca de maneira singular.

A história e tradição da família Pacheco Prates e Lamachia se traduz hoje nas atividades da LAMACHIA ADVOGADOS Associados que, atualmente, com os sócios Claudio Lamachia, Leonardo Lamachia, Rodrigo Dorneles e Márcia Somensi dão continuidade a esta história centenária e preparam o escritório para que as próximas gerações da família, assim como advogados não integrantes da família, o mantenham em atividade pelos próximos 100 anos, com a mesma filosofia de ética, trabalho artesanal, resultado para o cliente e realização pessoal e profissional de seus sócios, associados, advogados e colaboradores.

Missão

Oferecer soluções jurídicas inovadoras, formatando-as adequadamente sob os princípios da ética, com foco no resultado, excelência técnica e visando à satisfação plena do cliente.

Visão

Ser reconhecido como um dos mais conceituados escritórios de advocacia empresarial do país, agregando valor aos clientes por meio de serviços jurí­dicos inovadores e de alta qualidade, com elevados padrões éticos, conseguindo fazer a diferença nas ações patrocinadas, atuando de forma sustentável, valorizando nossos associados e colaboradores.

Valores

Tradição e Segurança: Manter a respeitabilidade conquistada ao longo de mais de 100 anos de atuação e, por meio de nossas atitudes, tranquilizar o cliente garantindo que o seu processo ou suas preocupações passam a ser nossas.

Profissionalismo e Qualidade: Atuar em prol do cliente visando atingir seus interesses e resultados, servindo-o, com dedicação total e entusiasmo.

Ambiente de Trabalho Valorizado: Manter um ambiente de trabalho sério e responsável, ao mesmo tempo  descontraído e respeitoso, onde todos partícipes das ações sintam-se realizados pessoal e profissionalmente.

Ética e Responsabilidade: Atuar de forma ética, independente, responsável e com respeito à lei.

Lamachia Advogados Associados

Lamachia Advogados Associados atende todo Estado do Rio Grande do Sul e conta com escritórios coligados nas principais cidades do pais, tendo como principal objetivo fornecer serviços jurídicos de qualidade, utilizando nossa experiência e tradição, para auxiliar os nossos clientes a encontrar as melhores soluções para seus negócios.
(51) 3211.3914
ppl@lamachia.adv.br
R. Coronel Genuíno, n° 421, Conjunto 301
Centro Porto Alegre/RS